quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Karate Kid


Como praticante de arte marcial (boxe chinês), não podia deixar de ver remake do filme Karate Kid.

À primeira vista, tudo parece igual: em 1984, a lição de luta começava enquanto Daniel San (Ralph Macchio) lavava e encerava um carro e com isso, ganhava habilidades em movimentos que depois foram testadas pelo Sr. Myiagui (Pat Morita). Em 2010, a aula começa com os gestos de vestir e tirar uma jaqueta, onde Dre Parker (Jaden Smith) aprende a lutar com Mr. Han (Jack Chan).

Mas algumas diferenças importantes devem ser observadas:

- Dre tem 12 anos, e não 17, como tinha Daniel San.
- A arte marcial envolvida no filme não é o Karate, e sim Kung Fu.

Da mesma forma que ocorreu em 1984, o filme mostra o mundo fascinante das artes marciais, o que gera um interesse grande nas crianças e adolescentes no aprendizado delas.

Este é o momento de desespero para os pais, que normalmente, ligam arte marcial com violência.

Arte marcial não tem ligação alguma com violência: tem ligação com muito treinamento, disciplina e respeito.

Em caso de criança, é prudente que os pais procurem as informações necessárias sobre as artes marciais e façam visitas as academias para conversar com professores.

As artes marciais mais "famosas" por aqui são:

- Kung Fu: é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal. A modalidade engloba inúmeros estilos baseados nos movimentos dos animais e foi muito divulgada por um dos seus ícones: Bruce Lee. (www.cbkw.org.br)

- Karate: é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. (www.karatedobrasil.org.br)

- Tae Kwon Do: técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Tem origem coreana e é esporte olímpico desde 2000 (www.cbtkd.com.br)

- Judô: de origem japonesa, é focado no arremesso do oponente. É bem conhecido no Brasil em função das medalhas dos campeões olímpicos Aurélio Miguel e Rogério Sampaio (www.cbj.com.br)

- Jiu-jitsu: ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. É uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. A familia Gracie popularizou o esporte no Brasil e criou um estilo respeitado em todo o mundo. (www.cbjj.com.br)

Apesar das diferenças e cuidados que devemos ter no incentivo as crianças sobre as artes marciais, o filme vale a ida ao cinema, pois os protagonistas atuais são melhores que os originais.

Fez falta o Sensei John Kreese (strike first, strike hard, no mercy), pois o protagonista atual não consegue fazer uma participação próxima do original. Outro detalhe: no Kung Fu, o Sensei chama-se Shifu.

Nenhum comentário: