segunda-feira, 24 de março de 2014

TUF Brasil (Wand x Sonnen)

A versão atual do TUF Brasil esta muito mais para BBB que para evento de lutas.

Assisti quase todas as edições do TUF (americanos, EUA x Inglaterra e brasileiros) e mantenho meu interesse nelas, pois é a oportunidade de ver como funciona um treinamento de alto nível.

Infelizmente, a atual edição brasileira tem focado em todas as outras coisas, menos o treinamento em si:

- Rivalidade Wand X Sonnen: o foco e exemplo dado por essa rivalidade é totalmente contrário ao que as artes marciais ensinam. Quem conhece Wand, entende o comportamento dele, porém quem não acompanha regularmente, fica com impressão que lutas é isso: tirar satisfação, ser agressivo, etc. LUTA NÃO É ISSO!

- Concurso de beleza: atividade totalmente fora da realidade de preparação de um atleta. Pessoal que se prepara para uma luta importante se priva de um monte de coisas e TUF Brasil vai mostrar que o negócio é festa e pegação. TREINAMENTO SÉRIO NÃO É ISSO!

- Izabel e Hortência: são figuras decorativas que só atrapalham. Não tenho nada contra elas! São referências em seus esportes, mas não sabem absolutamente NADA de lutas. Seus comentários são ridículos e nada acrescentam para lutadores. Tem tanta gente do meio das lutas que poderia fazer este papel...

Quem viu versão americana que Sonnen foi treinador contra o Jon Jones viu que ele é excelente nesta atividade. Wand não é tão bom na passagem de técnicas, mas é excelente na parte de incentivo ao lutador dar seu máximo.

Se houvesse foco nestas partes, a população teria a oportunidade de ver a realidade dura que é praticar uma arte marcial de alto nível (várias, neste caso).




Nenhum comentário: